Cenários
O primeiro cenário era uma versão local do “Jornal Nacional” da época. Tinha um fundo claro, com a sigla JL e o mapa do Pará.
Bastidores do JL2, nos anos de 1980.
DEPOIMENTO – Gaspar Rocha fala do primeiro cenário do JL.
Trechos do JL 2 com Jeronymo Filho, na morte de Romulo Maiorana, em abril de 1986.
Entre 1987 e 1988, o cenário do JL mudou pela primeira vez. O cinza começava a fazer parte. Era o mesmo usado na terceira edição do jornal, que era exibido no final da noite, após o “Jornal da Globo”. O cenário trazia um painel a marca do telejornal.
Edição do JL 3, com o segundo cenário usado pelo JL 2.
Em 1992, o JL 2 ganhou um novo cenário. O “JL” aparecia bem grande atrás do apresentadores, em três camadas e tons de azul diferentes.
Em abril de 1996, o cenário mudou novamente para a estreia da dupla Marisa Ferrari e Marza Mendonça. A bancada cresceu e ficou mais estilizada. A sigla “JL” continuou fazendo parte do ambiente, com sombra preta e listras que, juntas, formavam o “L7”.
Em maio de 1999, uma nova mudança de cenário. Era uma versão local inspirada no cenário que havia estreado no “Jornal Hoje” em janeiro daquele ano. Em tom “amadeirado”, tinha uma bancada de vidro com uma frente prata. Estruturas de ferro faziam composição. O painel com a marca do jornal era abandonado e se passava a ser usado uma tela que mostrava a marca da emissora. Maior, o cenário podia receber convidados para entrevistas.
Francy Rodrigues apresenta a edição especial do JL 2 pelo aniversário de 25 anos da TV Liberal, em 27 de abril de 2001.
Em 2006, o jornalismo da TV Liberal adotou o novo padrão gráfico e de cenários das afiliadas da TV Globo. O cenário era o mesmo também usado no BDP e JL 1. Havia painéis com fotos de pontos turísticos conhecidos de Belém, acompanhado de uma grande bancada em formato de triângulo. Ainda era possível receber convidados que também ficavam na bancada, de frente para os apresentadores.
Reportagem sobre a estreia do novo cenário dos telejornais da TV Liberal, em 2006.
Em 2011, uma nova e expressiva mudança deixava o cenário maior, seguindo o padrão dos jornais locais da TV Globo da época. Desta vez, a bancada é reduzida e o apresentador passa a estar a maior parte do tempo de pé. O ambiente ganhou três telas para mostrar a marca JL TV e entradas ao vivo de repórteres. Junto às telas, a possibilidade do LibCop registrar o que estava acontecendo naquele momento na Região Metropolitana de Belém.
Estreia do “JL2”, em 2011.
Em 2018, o mesmo cenário recebe outros ajustes e fica 50% maior. Ganha um videowall, onde os repórteres passam a ser chamados ao vivo.
Edição especial do JL 2 pelos 45 anos da TV Liberal, em 27 de abril se 2021.
Tá na hora de mudar esse cenário outra vez, agora mudar pra valer🙏🏻❤
Layse Santos foi a melhor de todos.