Skip to main content

BASTIDORES

Memória TV Liberal é um projeto que pretende resgatar e preservar os registros da história da emissora paraense. A primeira fase teve início em 2022, com a criação e instalação de um painel, na entrada do Núcleo de Entretenimento e Produção (NEP), na sede da televisão, com uma ‘linha do tempo’ resgatando os grandes momentos da TV Liberal, desde sua inauguração.

Painel com a linha do tempo da TV Liberal instalado na sede da emissora, em 05 de abril de 2022. Foto: Leo Nunes.

A segunda fase foi lançada em 24 de abril de 2023, na semana de aniversário de 47 anos da TV Liberal, com a entrada no ar  do site Memória TV Liberal, plataforma que hospeda vídeos, depoimentos, fotos e curiosidades sobre os programas locais, personagens e acontecimentos que marcaram a vida dos paraenses.

A ideia do projeto já era antiga, segundo Nathalia Freitas, analista de Marketing da TV Liberal que participa da coordenação do site. “Quando entrei na TV, como estagiária, já ouvia um antigo colaborador, o Luiz Maia, defendendo a importância de um espaço para contar a história da TV Liberal. Inicialmente, a ideia era criar um museu. Já havia, inclusive, um croqui com um espaço para visitação do público. Mas ainda enfrentávamos as incertezas da pandemia de Covid-19. O meu desafio foi propor novas ideias para que o projeto Memória TV Liberal saísse do papel. Reuni com a equipe de Marketing e cada um foi acrescentando algo. Em uma das minhas buscas, achei o site do Museu da Imagem e do Som (MIS) e ai pensei: ‘por quê não, né?’. E diante de todas as propostas que apresentamos, o do site foi a escolhida. Afinal, poderíamos receber as visitas do público sem precisar de um contato físico”, destaca.

O site Memória da TV Liberal foi desenvolvido com base nos materiais disponíveis no Centro de Documentação (CEDOC) da emissora, doações de acervos pessoais e de intensa pesquisa nas bibliotecas públicas de Belém. O jornalista Leo Nunes, responsável pela curadoria de conteúdo do canal, já ouviu dezenas de depoimentos de pessoas que contribuíram e contribuem com a trajetória da comunicação no estado. São horas de entrevistas que ajudam a contar parte da história da televisão do Pará e da TV Liberal. Dos primeiros apresentadores e repórteres da década de 1970 aos nomes dos anos 2020. Uma variedade imensa de profissionais. Quem ajudou por trás das câmeras também participa do projeto.

Gravação de depoimentos exclusivos para o projeto Memória TV Liberal. Fotos: TV Liberal.

O projeto resgata a história da TV Liberal e, consequentemente, da comunicação no Pará. Possibilita que os apaixonados por TV tenham acesso aos bastidores, fatos marcantes e curiosidades envolvidas no ecossistema de uma emissora de televisão. A construção de tudo isso tem sido um mergulho ao passado.

“Vários profissionais que já deixaram sua marca pela emissora estão contribuindo, relembrando e revivendo histórias incríveis. E a história continua viva… Inclusive, faço parte dela há quase 15 anos”, pontua Zhandra Pires, gerente de Marketing da TV Liberal e coordenadora do projeto site Memória TV Liberal.

Equipe do site Memória TV Liberal: Zhandra Pires e Nathalia Freitas, coordenadoras; Leo Nunes, curador de conteúdo; e Rodrigo Vieira, diretor e conceptor. Foto: Luciano Alma.

O processo de pesquisa foi intenso e cansativo. Não há muitos registros de todos os acontecimentos importantes da história da TV Liberal, que entrou no ar em 1976. Naquela época, pouco se tinha o costume de deixar registradas determinadas informações. Foram semanas de visitas ao Centur para pesquisar dezenas de edições antigas de jornais para descobrir e confirmar informações sobre a programação da emissora, por exemplo. Uma busca folha por folha até encontrar algo relevante para o projeto. Um trabalho demorado e que demandou muita concentração. Neste processo, horas de imagens do arquivo da TV Liberal foram analisadas em busca de edições de programas, telejornais em coberturas importantes, imagens que marcaram a história. Para isso, era preciso saber as datas da estreia de cenários, os primeiros apresentadores, as primeiras vinhetas… Tudo que pudesse ser curioso.

Processo de pesquisa de jornais das décadas de 1970 e 1980 na biblioteca Arthur Vianna, em Belém. Fotos: Leo Nunes e João Pedro Bittencourt.

“Não foi um processo fácil nem rápido de fazer. É quase meio século de história. Milhares de horas de imagem, centenas de assuntos. Mas sou apaixonado por memória, por história, por televisão. Apesar das dificuldades, me sinto honrado em trabalhar o conteúdo do site”, declara Leo Nunes, editor da TV Liberal e curador de conteúdo do site Memória TV Liberal.

Em meio à busca e pesquisa no Centro de Documentação da emissora, que contém um acervo com mais de 3 mil fitas, foram encontradas muitas imagens que nunca haviam sido usadas em outros projetos da TV Liberal. São praticamente inéditas. Além da trajetória da comunicação, esses materiais revelam costumes, fatos e a história recente do estado.

Centro de Documentação (CEDOC), na sede da TV Liberal. Arquivo contém mais de 3 mil fitas. Fotos: Leo Nunes.

“Há quase cinco décadas, a TV Liberal vem criando uma forte conexão com telespectadores, profissionais, clientes, agências de comunicação e publicidade, professores e estudantes de diversos segmentos. Permitir que esses e outros públicos tenham acesso a momentos que emocionaram, entretiveram, informaram, transformaram realidades e valorizaram a nossa regionalidade vai permitir estreitar ainda mais essa conexão. Queremos que o site seja um canal direto, interessante e vivo para mergulhar nos arquivos da emissora, vendo e revendo a nossa história de qualquer lugar, a qualquer hora”, revela Rodrigo Vieira, diretor de Marketing da TV Liberal e responsável pela concepção do site Memória TV Liberal.

O projeto é vivo. O conteúdo será alimentado regularmente com fatos e momentos que forem pertinentes. Quem tiver registros importantes e desejar ceder para o projeto, vai poder colaborar. Acesse aqui nosso whatsapp  e saiba como.