Skip to main content

NOSSAS MARCAS

1976:

Quando a TV Liberal foi inaugurada, brilhava, no alto da porta principal de sua sede, com destaque, o primeiro logotipo da emissora. Uma roda octogonal preenchida por uma sequência de números sete coloridos indicava que aquele era o Canal 7. No Natal de 1976, aquele símbolo foi usado para desejar boas festas aos telespectadores. Sobre um fundo branco, a marca da TV Liberal mudava de cor muitas vezes, formando um arco-íris. Era um efeito impressionante para a época. Mas a vida dos “sete” não seria longa. Um amigo de Romulo Maiorana notou que, se fossem retirados quatro algarismos, surgiria a cruz suástica. Ele não gostou e ficou olhando para aquele quase “símbolo nazista” na fachada de sua emissora e presente em todos os impressos. Até o chaveirinho, confeccionado para ser dado como lembrança da inauguração da TV Liberal, trazia a marca, que ficou pouco tempo no ar.

1980:

Pouco depois, Romulo Maiorana encomendava à agência Mendes Publicidade uma nova marca. Surgia, em 1980, o famoso “L7”. De acordo com o publicitário Oswaldo Mendes, que criou o símbolo, dentro do vídeo, o “L7” conseguia dar à letra L e ao número 7 idêntica forma. Assim, de qualquer ângulo que fossem vistos, o L e o 7, colocados frente a frente, seriam sempre os mesmos.

1997:

Em 1997, quando o Sistema Romulo Maiorana de Comunicação foi transformado em Organizações Romulo Maiorana, a marca da TV seria, mais uma vez, alterada. Vários modelos foram avaliados e retrabalhados. Uma proposta idealizada pelo arquiteto Décio Beck foi a que mais se aproximou do que se pensava e acabou unificando a identidade visual das empresas das então ORM.

Ao contrário dos logotipos anteriores – um para o jornal, outro para as rádios e um terceiro para a TV – esse passaria a ser usado em todos os empreendimentos. Uma esfera azul brilhante recebe, pela parte de cima, três pernas da letra M (de Maiorana, claro), sugerindo velocidade, tecnologia e cobertura. Foi com essa marca que as Organizações Romulo Maiorana ingressaram no novo século, unindo a tradição da empresa com a permanente necessidade de avançar.

2008:

Em 2008, com a chegada da TV Digital, a marca passou por uma nova mudança. Ficou ainda mais moderna, mas preservando traços da identidade anterior. O azul ainda predominava, junto aos arcos.

2019:

Em 2019, a TV Liberal ganha uma nova marca. Uma versão para a televisão da que havia sido criada, um ano antes, para o lançamento do Grupo Liberal (até então chamado de Organizações Romulo Maiorana) e das Rádios Liberal. Mais moderna, conta com uma esfera branca e um “L” central em cores vivas, em sintonia com o logotipo da TV Globo.