História
Principal jornalístico da TV Liberal, o JL 2 é transmitido desde 1981, quando passou a ser denominado “Jornal Liberal – 2ª edição”. Antes, era chamado de “Jornal Nacional – Edição Local”. Francisco Cézar e Aldo César foram os primeiros apresentadores do telejornal ainda nos anos 1970, no início da emissora. Os dois eram a “versão paraense” de Cid Moreira e Sérgio Chapelin, que apresentavam o JN na época. Com uma duração curta, havia necessidade de se fazer um jornal com o resumo do que era mais importante a se noticiar. Nos primeiros anos, passaram pelo telejornal Alex Fiúza de Melo, Vic Pires Franco, Jerônimo Filho, Jayme Bastos, Nelma Nicolau e Vera Cascaes.
DEPOIMENTO – Francisco Cézar fala sobre a primeira fase do JL 2.
Vic Pires Franco e Maurício d’Orsi também formam a leva de apresentadores que passaram pelo JL 2 durante um período da metade para o fim dos anos 1980.
Trechos do JL 2 com Maurício d’Orsi, em 1989.
Na década de 1990, vários rostos passam pela bancada do principal telejornal da TV Liberal. Entre eles, Valéria Pires Franco, Eloy Nunes, Paulo Victor Freitas e Tassy Santiago.
Valéria Pires Franco e Eloy Nunes apresentando o JL 2, em 1993.
Tassy Santiago apresentando o JL 2, em novembro de 1995.
Em abril de 1996, Marza Mendonça e Marisa Ferrari estrearam na apresentação do JL 2. Foi a primeira vez que uma dupla de mulheres assumiu a bancada do jornal da noite.
Marza Mendonça e Marisa Ferrari apresentando o JL 2, em 1996.
Alguns anos depois, Marza deixa a emissora e Mariza Ferrari passa a comandar o telejornal sozinha, até passar o bastão oficialmente para Francy Rodrigues, em 31 de maio 1999. Francy já havia apresentado o JL 2 em outras ocasiões antes de se tornar apresentadora fixa. Ela foi o rosto de uma importante mudança do JL 2 ao final do milênio passado. Ela ficou na bancada até maio de 2005.
Francy Rodrigues apresenta a edição especial do JL 2 pelo aniversário de 25 anos da TV Liberal, em 27 de abril de 2001.
Por um curto período, as jornalistas Renata Castelli e Priscilla Castro apresentaram o JL 2 antes de Nélia Ruffeil ser fixada no telejornal.
Em 2010, Nélia Ruffeil estreia como apresentadora e editora-chefe do JL 2, onde fica até dezembro de 2013, quando foi embora de Belém. Neste período, o JL 2 se destaca com grandes coberturas, como a da queda do edifício Real Class e das manifestações de junho de 2013.
DEPOIMENTO – Nélia Ruffeil fala sobre a apresentação do JL 2.
Desde de dezembro de 2013, o jornalista João Jadson é apresentador titular do JL 2.
DEPOIMENTO – João Jadson fala como se tornou apresentador do JL2.
DEPOIMENTO – Daniela Martins, editora-chefe do JL 2, fala sobre a edição do telejornal.