O assassinato dos irmãos Novelino – Memória TV Liberal Skip to main content

O assassinato dos irmãos Novelino

20 de abril de 2023

Em abril de 2007, os irmãos Ubiraci e Uraquitã Novelino foram sequestrados, mortos e tiveram os corpos jogados na baía do Guajará, em Belém. Segundo as investigações, as vítimas foram atraídas pelo também empresário Chico Ferreira, que estava devendo uma quantia bem expressiva aos irmãos Novelino, cerca de R$ 4 milhões. Então, com a ajuda do radialista Luiz Araújo, decidiu mandar matá-los para não pagar a dívida. O caso ganhou uma grande repercussão. Com a investigação chegando perto dos suspeitos, o interesse em saber o que tinha e como tinha acontecido o homicídio dos irmãos ficava cada vez mais evidente diante da opinião pública.

A TV Liberal cobriu o caso desde o começo e mostrou todos os detalhes das buscas pelas vítimas, as investigações e o julgamento. A jornalista Priscilla Castro, na época repórter, acompanhou o assunto muitas vezes. Em entrevista ao Memória TV Liberal, Priscilla disse que o trabalho era desgastante, que passava muitas horas registrando as buscas e quase não dava para se alimentar. Ainda gravado em fitas, o material tinha de ser levado para a sede da emissora por um motoqueiro, que ia diversas vezes ao local dos trabalhos da polícia. A equipe contava com uma lancha à disposição para fazer as imagens. Priscilla fez uma reportagem quando o carro das vítimas foi encontrado, em Benfica, distrito de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. O veículo estava “desmanchado”.

Após serem atraídos para uma das empresas de Chico Ferreira, os assassinos entraram e simularam um assalto. Porém, a perícia descobriu sinais de sangue humano no auditório. No local, as vítimas foram amordaçadas, algemadas e estranguladas com uma mangueira plástica. A polícia fez as interligações entre os suspeitos e, após quase 15 dias do desaparecimento das vítimas, os corpos foram encontrados em barris que foram jogados na baía do Guajará. Em novembro do mesmo ano, o ex-policial Sebastião Cardias Alves e o ex-fuzileiro naval José Augusto Marroquim, apontados como executores do crime, foram condenados a 80 anos de prisão por duplo homicídio triplamente qualificado. Os mandantes do assassinato, o empresário Chico Ferreira e o radialista Luiz Araújo, também receberam pena de 80 anos de reclusão.


DEPOIMENTO – Jornalista Priscilla Castro fala sobre bastidores da cobertura do assassinato dos irmãos Novelino, em 2007.


Reportagem de João Jadson sobre a busca pelos corpos dos irmãos Novelino, em abril de 2007.


Reportagem especial de Priscilla Castro sobre o caso do assassinato dos irmãos Novelino, em 2007.

Leave a Reply