Escrito por: Leo Nunes
Em 2005, em meio a dificuldades enfrentadas pelo Leão, o Remo fez história: o clube chegava aos 100 anos e ganhou de presente o título nacional da série C. A torcida tentava empolgar o clube. Naquele ano, os azulinos lotaram todos os jogos. Era a maior média de torcedores de todas as três divisões da época.
Com vários treinadores e quase 50 contratações de jogadores, o clube vivia crises financeiras, passou por momentos de descrédito com a torcida e conviveu com o risco de permanecer no limbo do futebol brasileiro. Mas o Remo queria se superar e conseguiu. Em novembro de 2005, o clube enfrentava o Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Em jogo fora de casa, o Leão fez dois a um e conquistou o acesso à série B, além do título nacional da série C.
No Rio Grande do Sul, jogadores, comissão técnica e dirigentes choravam de alegria. A repórter Elena Brito foi ao sul e contou com apoio da RBSTV, afiliada à TV Globo no RS, para fazer as matérias para os jornais da TV Liberal.
Em Belém, os torcedores foram para rua fazer festa. A Doca ficou lotada. Na chegada da delegação azulina à capital, o aeroporto foi tomado por uma multidão. Os jogadores e comissão técnica desfilaram em um caminhão do Corpo de Bombeiros pela cidade. Muita festa, afinal, não era qualquer vitória, era a conquista de um sonho, um título inédito. Equipes da TV Liberal acompanharam tudo.