Escrito por: Leo Nunes
A promessa de ficar rico do dia para a noite, literalmente, atraiu milhares de homens para a cidade de Curionópolis, no sul do Pará. Serra Pelada foi considerado o maior garimpo a céu aberto no mundo.
Homens que vinham de todos os lugares do Brasil deixavam suas famílias e cidades, atraídos pelo ouro, pela facilidade em melhorar de vida e ficarem ricos. Por serem milhares, os trabalhadores eram chamados de “formigas”, porque, vistos do alto do morro, a quantidade impressionava e se assemelhava com um formigueiro.
Foi neste garimpo que foi encontrada a maior pepita de ouro dos últimos cem anos no Brasil, até então, com peso de 7 kg, em julho de 1982. Em novembro do mesmo ano, Serra Pelada recebeu a visita do presidente da República João Figueiredo. Houve hasteamento da bandeira do Brasil enquanto os garimpeiros cantavam o hino nacional.
No final dos anos 80, a extração de ouro não era nada fácil. Os “formigas” trabalhavam dia e noite exaustivamente, o que levou a protestos por melhorias na extração. A insegurança também era constante. Eles viviam sob a ameaça de deslizamentos de terra. Pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas.