Escrito por: Leo Nunes
Em 4 de agosto de 2002, o Paysandu vencia o Cruzeiro em um partida realizada no Castelão, em Fortaleza, e conquistava a última edição da Copa dos Campeões. A Copa dos Campeões foi uma competição nacional que durou de 2000 a 2002 e reunia os times vencedores dos campeonatos estaduais. Foi um período de boa fase para o Paysandu. Em todos os jogos, a torcida sempre estava junto com o clube. Na hora da decisão, o Papão desbancou grandes clubes nacionais.
Mas a conquista bicolor não foi fácil. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, em um Mangueirão lotado, o Papão precisava reverter o placar em uma partida em Fortaleza. A equipe paraense venceu por 4 a 3 no tempo normal e 3 a 0 nos pênaltis.
O título garantiu ao clube uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte. O Paysandu foi o único time da região Norte do Brasil a participar da competição continental. Nas ruas da capital, muita comemoração. No aeroporto de Belém, muitos fãs foram receber o Paysandu. Equipes da TV Liberal acompanharam toda a comemoração na capital.