Cenários
A primeira versão do cenário do “Bom Dia Pará” tinha uma bancada de vidro, com suporte de “tambores” brancos. Ao fundo, algumas plantas. Na bancada, um telefone fixo e objetos de escritório. Os entrevistados eram recebidos em uma poltrona que ficava à frente da bancada.
Este cenário foi usado até 1988, quando ganhou cores mais escuras e uma grande bancada cinza.
Ney Messias Jr. entrevista D. Alberto Ramos, arcebispo metropolitano de Belém, em 1989.
DEPOIMENTO – Gaspar Rocha, responsável por alguns dos cenários da TV Liberal, fala sobre a criação do usado pelo BDP, em 1988.
No início da década de 1990, uma mudança radical. O cenário passa a ter um tom de rosa. A poltrona para receber os entrevistados segue compondo o cenário.
DEPOIMENTO – Gaspar Rocha explica o conceito do “cenário rosa”, que estreou em 1990.
No final dos anos 1990, um novo cenário para o “Bom Dia Pará”. A bancada cresce e as cores mudam. A marca do jornal aparece maior ao fundo do apresentador. Um computador passa a integrar a bancada. Nele, eram lidas as notícias dos jornais do Brasil e do mundo.
Em 2006, a TV Liberal mudou o cenário no “Bom Dia”. Passou a seguir o padrão de telejornais locais da TV Globo. O ambiente era formado por painéis com imagens de pontos turísticos conhecidos de Belém. A bancada em formato de triângulo também recebia comentaristas e convidados. O cenário passou a ser mesmo usado também no JL 1 e JL 2.
Trechos do BDP apresentado por João Jadson, em 13 de abril de 2011.
Em 2011, uma nova e expressiva mudança deixava o cenário maior, seguindo o padrão dos jornais locais da TV Globo da época. Desta vez, a bancada é reduzida e os apresentadores passam a estar a maior parte do tempo de pé. O ambiente ganhou três telas para mostrar a marca BDP, entradas ao vivo de repórteres e o trânsito, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital. Junto às telas, a possibilidade do LibCop registrar o que estava acontecendo naquele momento na Região Metropolitana de Belém.
“Bom Dia” mostra o incêndio no prédio da Receita Federal, em Belém.
Em 2018, o mesmo cenário recebe outros ajustes e fica 50% maior. Ganha um videowall, pelo qual os repórteres passam a ser chamados ao vivo.
“Bom Dia Pará” estreia em novo horário e passa a ter 2h30 de duração.