Escrito por: Leo Nunes
Um momento especial e histórico para os católicos paraenses. Em oito de julho de 1980, Belém recebia a visita do Papa João Paulo II. Na época, uma multidão foi à base aérea de Belém assistir a chegada do Papa. Foi um momento único e especial mostrado ao vivo para os paraenses. A TV Liberal montou uma grande transmissão, com narração de Edson Matoso, que mostrou a chegada do Papa ao aeroporto.
A visita ao Pará não estava prevista no roteiro. Porém, religiosos assinaram uma carta assinada e enviaram para o Vaticano, pedindo a inclusão de Belém. Foi o primeiro e único Papa a visitar a Amazônia. Outros dois municípios da Região Metropolitana também receberam o Papa. Em Marituba, o Papa foi visitar a maior colônia de pessoas com hanseníase da região. Em Belém, uma missa foi realizada na antiga avenida 1º de Dezembro, que atualmente leva o nome do Papa. Um palco foi montado no local para receber um público de 300 mil pessoas.
Estava prevista uma passagem pela Basílica, para abençoar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas o Papa não pôde parar no local. O motivo seria uma ameaça de bomba no trajeto. Na despedida, bênção aos fiéis com a imagem de Nossa Senhora, descoberta pelo caboclo Plácido. Uma multidão lotou a frente da igreja de Santo Alexandre, em Belém.