História – Memória TV Liberal Skip to main content

História

19 de abril de 2023

História

O LIBCOM, como é chamado internamente, estreou em setembro de 1991. Começou sendo exibido aos sábados, às 7h30. Em 1996, passou para as manhãs de domingo, após a “Santa Missa”. No começo, dedicava-se a assuntos de interesse comunitário, com entrevistas e debates com especialistas e convidados sobre temas variados, como saúde, transporte, segurança, cidadania, esportes e alimentação. O “Liberal Comunidade” era uma versão local do programa que a TV Globo havia estreado em 1991, em vários estados. Nas emissoras Globo, chamava-se “Globo Comunidade”. O jornalista Douglas Dinelly foi o primeiro apresentador do LIBCOM.

Douglas Dinelly no primeiro cenário do “Liberal Comunidade”, que estreou em 1991. Foto: acervo pessoal.


DEPOIMENTO – Douglas Dinelly, primeiro apresentador do “Liberal Comunidade”, fala sobre a criação do programa.

Nos anos 2000, o “Liberal Comunidade” ganhou um novo estúdio e continuou com a proposta de debates sobre os mais variados assuntos. A jornalista Jalília Messias apresentou o programa em fases diferentes. A primeira passagem foi em 2005. Nesta época, o cenário tinha uma grande bancada para os debates com os convidados.


Trechos do “Liberal Comunidade” com Jalília Messias, em 2005.


DEPOIMENTO – Jalília Messias comenta as suas passagens pelo “Liberal Comunidade”.

A jornalista Arcângela Sena foi editora-chefe do programa por dez anos. Ela foi responsável por mudanças importantes no formato, como a saída do estúdio e ida às ruas.


DEPOIMENTO – Arcângela destaca as mudanças que implantou no LIBCOM.

A partir de 2008, o “Liberal Comunidade” passou a ser gravado nas ruas, revelando também problemas comunitários. Neste período, vários apresentadores passaram pelo LIBCOM, em diferentes fases: Ediana Miralha, Jalília Messias, Flávia Lima e Larissa Noguchi.

Em fevereiro de 2011, o LIBCOM exibiu uma edição especial com a repercussão da queda do Edifício Real Class, que havia ocorrido há uma semana. O programa mostrou a angústia de familiares das três vítimas, o trabalho de limpeza nos escombros e a investigação do caso.


“Liberal Comunidade” exibe programa uma semana após a queda do edifício Real Class, em 2011.

Em novembro de 2019, o jornalista Mario Carvalho tornou-se apresentador do “Liberal Comunidade”, posto que ocupou até março de 2022, quando saiu da TV Liberal e foi para a TV Globo Recife. Nesta fase, o programa investiu em edições temáticas e de assuntos variados. Nas eleições municipais de 2020, foi apresentado ao vivo, do estúdio da TV Liberal, quando trouxe as primeiras informações sobre o domingo de votação.


“Liberal Comunidade” ao vivo, na cobertura das eleições em 2020.

Atualmente, o “Liberal Comunidade” é apresentado pelo jornalista Gustavo Ferreira, que já havia comandado o LIBCOM por alguns meses, em 2019. O programa continua trazendo assuntos diversos, com um tom mais de comportamento. Gustavo também é editor-chefe.


DEPOIMENTO – Gustavo Ferreira recorda a sua entrada no “Liberal Comunidade”.


Trechos do “Liberal Comunidade” ao vivo, com Gustavo Ferreira.

Leave a Reply