História – Memória TV Liberal Skip to main content

História

19 de abril de 2023

História

O programa está na grade da TV Liberal desde a década de 1980, quando ainda se chamava “Liberal Esporte”. No começo, tinha apenas três minutos, no qual eram lidos os resultados dos jogos da rodada do dia anterior. Ia ao ar na hora do almoço, nos moldes da versão local do “Globo Esporte”. Como não havia uma editoria, as matérias só eram feitas quando houvesse alguma equipe disponível. O pouco tempo do programa era preenchido com informações sobre peladas, com os placares da véspera e a tabela da rodada seguinte dos torneios de futebol. Modalidades como atletismo e natação tinham pouca ou nenhuma divulgação. O espaço destinado ao esporte amador era ocupado pelo conhecido “futebol pelada”. O jornalista Mário Antônio dos Santos foi primeiro apresentador do programa. No final dos anos 1970, Edson Matoso passa a apresentar o então “Liberal Esporte”.


DEPOIMENTO – Edson Matoso fala sobre o início da carreira no esporte da TV Liberal.

Já na década de 1980, Zaire Filho se consolidou como a “cara” do então “Liberal Esporte”.


Zaire Filho apresentando o “Liberal Esporte”, em 1988.

Em agosto 1991, o Grupo Liberal realizou o “Liberal Open de Tênis”, primeira competição a reunir tenistas de vários países em um torneio no Pará. O “Globo Esporte” transmitiu ao vivo, direto da Assembleia Paraense, onde o evento era realizado.


O “Globo Esporte” transmitiu o primeiro torneiro de tênis do Pará, em 1991.

Valéria Pires Franco foi uma das primeiras mulheres a apresentar o “Globo Esporte”, no início da década de 1990, em algumas poucas ocasiões. Valéria era apresentadora de telejornais da emissora, na época.


“Globo Esporte” com Valéria Pires Franco, em agosto de 1991.

Na década de 1990, novos rostos passam a ser conhecidos pelo público que assistia ao esporte na TV Liberal. Em 1994, Syanne Neno tornou-se a primeira repórter esportiva da emissora. Meses depois de estrear na TV, começou a publicar uma coluna chamada “De Salto Alto”, em O Liberal. As crônicas semanais mostravam a visão feminina de um esporte machista em sua essência. A coluna acabou transportada para a tela do “Globo Esporte” e, posteriormente, chegou a ser exibida para todo o Brasil, no “Esporte Espetacular”. Syanne Neno trouxe ao esporte da TV Liberal o olhar atento ao comportamento, ao torcedor, tudo com um texto criativo. A experiência de Syanne Neno abriu espaço para outras mulheres anos depois, como Sabrina Rocha, Elena Brito, Trisha Guimarães, Flávia Araújo… Elas faziam reportagens e apresentavam o programa.


Trecho do “Globo Esporte” apresentado por Syanne Neno, em 2001.


DEPOIMENTO – Syanne Neno, jornalista esportiva de emissora durante muitos anos.

Ronaldo Penna foi repórter, apresentador e editor-chefe do programa por muitos anos. Começou na emissora em 1996. Passou pelo jornalismo geral, mas voltou ao esporte onde ficou até a saída da TV Liberal, em 2009.


DEPOIMENTO – Ronaldo Penna fala sobre passagens pelo “Globo Esporte.

Pela reportagem e apresentação do programa, já passaram vários jornalistas que deixaram suas marcas ao longo das décadas. Giuseppe Tommaso, Plácido Ramos, Léo Aquino, Glauber Pontes e Gilson Farias. Gilson foi editor-chefe do programa durante muitos anos. Em 2012, o jornalista André Laurent passou a ser o apresentador do GE.

DEPOIMENTO – André Laurent fala sobre como entrou para o “Globo Esporte”.

Entre o fim de 2014 e o início de 2015, o jornalista Nestor Barros se torna o editor-chefe do “Globo Esporte”. Ele já havia sido repórter, produtor e editor do programa.

Leave a Reply