Troféu Romulo Maiorana – Memória TV Liberal Skip to main content

Troféu Romulo Maiorana

15 de abril de 2023

Criado em 1993, o Troféu Romulo Maiorana é considerado a maior e uma das mais antigas premiações do esporte paraense. Inspirado no Prêmio Charles Miller, lançado pela TV Globo na década de 1990, inicialmente contemplava os destaques do futebol no estado. Havia a escolha dos melhores árbitro, jogador, artilheiro, goleiro menos vazado e do gol mais bonito. A partir de 1997, passou a englobar diversas modalidades com o intuito de agraciar mais atletas, estimular boas práticas esportivas e reconhecer e premiar a dedicação de talentos regionais que são destaques em seus esportes.


Reportagem sobre a história do Troféu Romulo Maiorana, exibida em 2016.

E como um atleta é indicado ao Troféu Romulo Maiorana? Funciona assim: anualmente, a TV Liberal estabelece contato com as Federações Esportivas do Pará. São as entidades quem indicam três atletas de cada modalidade, levando em consideração o desempenho que obtiveram no ano anterior. A partir daí, durante um período, o público vota, pelo site do GE Pará, naquele que considera o melhor esportista em cada categoria. Os mais votados pela Internet levam um voto que é somado aos do SuperJúri, formado por jornalistas do Grupo Liberal que cobrem o segmento esportivo. O processo de votação é auditado por uma empresa especializada e o total de votos (público e SuperJúri) apontará os vencedores. Os nomes são conhecidos somente durante a solenidade de premiação.

Em 2005, na 12ª edição, foi criada a premiação especial “anel podium”, honraria máxima do Troféu Rômulo Maiorana, entregue ao atleta do ano.


Reportagem sobre o anel do Troféu Romulo Maiorana, exibida em 2005.

Ao longo do tempo, o Troféu Romulo Maiorana já distribuiu mais de R$ 1,2 milhão em bolsas de incentivo, com duração de 12 meses, para o desenvolvimento da carreira de mais de 270 atletas, em vários cantos do estado. Entre eles, o paratleta Alan Fonteles, que recebeu o seu primeiro Troféu Romulo Maiorana quando tinha apenas 11 anos. Alan é campeão paralímpico e mundial de atletismo.


Premiação do Troféu Romulo Maiorana, em 2003.

O TRM também inspira o esporte como instrumento de cidadania, honrando os projetos que usam as práticas esportivas como ferramenta de inclusão social. É a categoria “Esporte Responsa”.


DEPOIMENTO – Fernando Nascimento, superintendente da TV Liberal, fala sobre a história do Troféu Romulo Maiorana.

Leave a Reply