Escrito por: Leo Nunes
No dia 8 de março de 1991 houve, uma sexta-feira difícil para a população do Pará. O centro comercial da capital foi fechado no meio do dia, o trânsito ficou desorganizado e os hospitais ficaram à luz de velas. Durante 12 horas, 39 municípios do leste e nordeste do Pará e a capital do estado ficaram sem luz.
Uma subestação de Vila do Conde, a 40 quilômetros de Belém, interrompeu o fornecimento de energia da hidrelétrica de Tucuruí.
Na mesma hora, as onze turbinas da usina pararam. O incidente também deixou o Maranhão sem luz durante vinte minutos. Em 1991, 90% da energia elétrica consumida no Pará vinha da hidrelétrica de Tucuruí. O “breu” provocou acidentes, causou incêndios em casas e deixou pacientes passando mal nas enfermarias. Os bombeiros foram bastante chamados nesse dia. O apagão também provocou grandes prejuízos para as indústrias. A energia só foi restabelecida doze horas depois. Mesmo diante disso tudo, teve gente que não arredou o pé dos bares e curtiu o final de semana. O Jornal Nacional noticiou o apagão em nota com as imagens dos prejuízos.